Foi lançada a mais nova versão do Talend Open Studio. Dentre as novidades desta versão 5, estão a nova nomenclatura da suíte de código aberto, facilitando a percepção do que é pertencente à comunidade de software livre e o que é pertencente à suíte comercial.
– Talend Open Studio for Data Integration será agora o nome utilizado para a suíte de ETL e integração de dados.
– Talend Open Studio for Data Quality será o nome do anteriormente chamado Open Profiler, a ferramenta de qualidade de dados da Talend.
– Talend Open Studio for MDM será o nome utilizado pelo anteriormente chamado MDM Community Edition, a ferramenta de Master Data Management da Talend.
– Talend Open Studio for ESB será o novo nome do Talend ESB Studio Standard Edition, a ferramenta de ESB baseada nos projetos de integração Apache Software Foundation.
Dentre as novas funcionalidades da versão 5, estão:
Data Integration
– Suporte a Big Data, ampliando o acesso a tecnologia Hadoop com novos componentes para HDFS, Hive e HBAs, para tirar proveito de tecnologias MapReduce sem a complexidade. Novos componentes HDFS de fluxo de dados de entrada e saida HDFS, Aproveitando o poder de processamento do cluster.
– Mapeamento e manuseio de conteúdo XML aprimorado, permitindo a criação de ‘data services’ complexos e transformaão de XML em estruturas relacionais.
Data Quality
– Adição de jobs de demonstração exemplificando soluções comuns para problemas envolvendo qualidade de dados através de profiling, análises, padronizações e correspondências.
– API Google de Geocodificação permitindo a validação de endereços. A API Google irá corrigir endereços e enriquecer os dados com informações de geocodificação, como latitude e longitude.
Master Data Management
– Designer de Fomulários Customizados permitindo aplicação de javascript ou CSS.
– Master Data Search, permitindo pesquisas por todo o hub MDM em menos de um segundo.
– Gerenciador de hierarquia aprimorado, permitindo gerenciamento recursivo e “arrastar e soltar” através dos nós. Através de um clique em um nó será possível visualizar uma visão composta em uma interface única.
– Importação e exportação de dados através da interface web, permitindo ao usuário importar ou exportar dados para o hub.
Enterprise Service Bus
– IDE Eclipse, agora para Web services, aplicações REST, ‘data services’ e ‘messaging routes’; Permitindo desenvolver, construir, testar e publicar web services java seguros, aplicações REST, ‘data services’ e rotas de mensagens através de um ambiente unificado e de fácil uso.
– Console de deploy, permitindo um rápido deploy de web services, data services, aplicações REST e rotas de mensagens – tudo através de um console centralizado pelo próprio navegador/browser.
Para obter o Talend em sua nova versão, vá até a página de download no site da Talend clicando aqui.
Fique sabendo das últimas novidades acompanhando nosso blog e assine nossa newsletter para recebê-las assim que estiverem fresquinhas!